top of page

DJ De Schw

Música brasileira e afins sonoros dançantes.

Em 1948, George Orwell já profetizava um período totalitário quando escrevia as primeiras linhas de “1984”, ano em que DEbora Schwammlein pereira nasceria, numa quinta-feira de carnaval, 20 anos depois de instaurado o golpe militar em terras tupiniquins. 


O sobrenome de difícil pronúncia (algo como “Chu-ã-me-lein”) é herança do bisavô iuguslavo, mais um que aqui viera para escapar das agruras da 2ª Guerra Mundial. 


Traz em sua memória afetiva o som dos surdos dos ensaios da Prova de Fogo, escola de samba do bairro onde foi criada, Pirituba. 


Na arejada varanda de sua casa, nas tardes bonitas de verão, junto com o pai, ainda muito pequena acompanhava a seleção de Moisés da Rocha no programa o Samba Pede Passagem (rádio USP). A expectativa era sempre a mesma. “Torcia para que tocassem os primeiros acordes de “Nêgo Dito”, dE ITAMAR ASSUMPÇÃO NA VOZ DE Branca Di Neve”, relembra.  


As batidas do Miami Bass também estiveram gravadas no acervo de fitas K7 da Dj. Época em que Sally That Girl, do grupo 2 Live Crew ecoava dos alto-falantes dos carros em frente à porta de sua escola. A música foi um hit da 105 FM.  


 afeita ao jazz por influência do avô, que fazia girar nas vitrolas a turma do Sinatra, Ray Charles dentre big bands. Ampliou, mais tarde, seus conhecimentos ao revirar o baú profundo da música instrumental. 


Aquariana, Formada no Curso Técnico de Eventos da ETEC Santa Ifigênia, também passou pelo time da Solano Produções, sendo assistente de produção do cantor pernambucano Otto e arnaldo baptista, água forte produções também como assistente de produção, dessa vez da banda bixiga70, também passou pela produção do projeto sim transforma entre os anos de 2018 e 2019. 

“à partir de 2011 comecei a colecionar discos de vinil e fui convidada para tocar numa festa em Osasco. Dessa festa nasceu um coletivo que, na época, se chamou Ferro na Boneca (em homenagem aos Novos Baianos), o que fez com que eu começasse a me especializar na pesquisa de músicas brasileiras e na discotecagem”. Depois disso nasceram outros coletivos: Mulheril, Festa Pitangueira e os que Debora integra até hoje, como a Festa Domingaz (residência mensal na Fatiado Discos, com as DJs Gabi Pensanuvem e Cecília Nunes); o coletivo Cesta com DJ Gabi Pensanuvem, Cecilia Nunes e Ivisson Cardoso a.k.a. DJ MeuCaroVinho); e o Festival Órbita (no qual é fundadora junto com Gabi Pensanuvem, com 13 edições já realizadas).

 

 
 

bottom of page